Open Journal Systems

O OLHAR DO TURISTA DA ZONA NORTE DE LONDRINA - PR

Andréa Rodrigues dos Santos BEIDACK

Resumo


O turismo é uma atividade que integra um conjunto de necessidades da sociedade atual, possibilitando ao ser humano a fuga do corre-corre do cotidiano. Por este motivo, este artigo tem o objetivo de analisar a prática do turismo representada pela população residente na zona norte de Londrina bem como analisar a evolução econômica e social da zona norte no contexto da urbanização da cidade de Londrina e do norte do Paraná.

Palavras-chave


turismo; fuga do cotidiano; população residente; zona norte de Londrina.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. L. E. Dinâmica espacial da produção e reprodução da força de trabalho emLondrina: os conjuntos habitacionais.1991. Dissertação (Mestrado) -Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

CALVENTE, M. D. C. M. H. Turismo e excursionismo rural: potencialidades, regulação e impactos. Londrina: Edições Humanidades, 2004.

DE MASI, D. Tempos pós-modernos: globalizados, criativos e andróginos. In: O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FRESCA, T. M. Mudançasrecentes na expansão físico-territorial de Londrina. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 11, nº 2, Julho –Dezembro, 2002.

LONDRINA. Perfil de Londrina 2004. PML, 2004.

RODRIGUES, A. B. Turismo e Espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.

RODRIGUES, B. Cincão em festa: cinco conjuntos faz 25 anos. Folha de Londrina, Londrina/PR, 8 dez. 2002. Caderno especial.

SANTOS, A feira livre da Avenida Saul Elkind. 2004. Monografia (Bacharelado) –Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina –PR.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. (Re) Distribuição da população, economia e Geografia do consumo e dos níveis de vida. In: O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SANTOS, M. Turismo e Lugar: microeconomia, novo planejamento. 1º Encontro Nacional de Turismo com base local.1, 2 e 3 de Maio de 1997. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –SP, duração –2 horas.

SILVA, W. R. Descentralização e redefinição da centralidade em Londrina.2002. Dissertação (Mestrado) –Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente –SP.

SINGER, P. Evolução da economia e vinculação Internacional. In: SACHS, I., WILHEIM, J. e PINHEIRO, P. S. (orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

URRY, J. Um olhar sobre a história. In: O olhar do turista. São Paulo: Stúdio Nobel, SESC, 1996.

YAMADA, E. R. O setor norte de Londrina: parcelamento urbano e formas de ocupação. 1991. Monografia (Bacharelado) -Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina –PR.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v21i0.17218