O OLHAR DO TURISTA DA ZONA NORTE DE LONDRINA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v21i0.17218Palavras-chave:
turismo, fuga do cotidiano, população residente, zona norte de Londrina.Resumo
O turismo é uma atividade que integra um conjunto de necessidades da sociedade atual, possibilitando ao ser humano a fuga do corre-corre do cotidiano. Por este motivo, este artigo tem o objetivo de analisar a prática do turismo representada pela população residente na zona norte de Londrina bem como analisar a evolução econômica e social da zona norte no contexto da urbanização da cidade de Londrina e do norte do Paraná.
Referências
ALVES, C. L. E. Dinâmica espacial da produção e reprodução da força de trabalho emLondrina: os conjuntos habitacionais.1991. Dissertação (Mestrado) -Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
CALVENTE, M. D. C. M. H. Turismo e excursionismo rural: potencialidades, regulação e impactos. Londrina: Edições Humanidades, 2004.
DE MASI, D. Tempos pós-modernos: globalizados, criativos e andróginos. In: O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
FRESCA, T. M. Mudançasrecentes na expansão físico-territorial de Londrina. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 11, nº 2, Julho –Dezembro, 2002.
LONDRINA. Perfil de Londrina 2004. PML, 2004.
RODRIGUES, A. B. Turismo e Espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.
RODRIGUES, B. Cincão em festa: cinco conjuntos faz 25 anos. Folha de Londrina, Londrina/PR, 8 dez. 2002. Caderno especial.
SANTOS, A feira livre da Avenida Saul Elkind. 2004. Monografia (Bacharelado) –Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina –PR.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. (Re) Distribuição da população, economia e Geografia do consumo e dos níveis de vida. In: O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
SANTOS, M. Turismo e Lugar: microeconomia, novo planejamento. 1º Encontro Nacional de Turismo com base local.1, 2 e 3 de Maio de 1997. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –SP, duração –2 horas.
SILVA, W. R. Descentralização e redefinição da centralidade em Londrina.2002. Dissertação (Mestrado) –Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente –SP.
SINGER, P. Evolução da economia e vinculação Internacional. In: SACHS, I., WILHEIM, J. e PINHEIRO, P. S. (orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
URRY, J. Um olhar sobre a história. In: O olhar do turista. São Paulo: Stúdio Nobel, SESC, 1996.
YAMADA, E. R. O setor norte de Londrina: parcelamento urbano e formas de ocupação. 1991. Monografia (Bacharelado) -Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina –PR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
