INTELIGÊNCIA TERRITORIAL ESTRATÉGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DO VALE DO RIO CUIABÁ E ENTORNO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100450Resumo
A agricultura familiar representa um pilar fundamental da estrutura econômica e social do Brasil, sendo responsável por uma parte significativa da produção nacional de alimentos e desempenhando um papel crucial na promoção da segurança alimentar no País. Na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e Entorno, este segmento é representado por cerca de 28.000 famílias residentes no meio rural, organizadas em 10.547 estabelecimentos agropecuários. Seu fortalecimento depende do apoio de políticas públicas capazes de compreender especificidades regionais e criar mecanismos eficientes de desenvolvimento e consolidação do setor. Neste contexto, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e a Embrapa estabeleceram uma parceria para desenvolver uma plataforma digital capaz de integrar dados de diversas dimensões territoriais. O objetivo foi caracterizar a região de forma abrangente e, principalmente, disponibilizar ferramentas de análise inteligente que auxiliem na formulação de políticas públicas e na orientação de investimentos locais. A solução foi estruturada a partir do conceito de inteligência territorial estratégica, que prevê a organização temática de dados espaciais em cinco grandes quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. Espera-se que a plataforma possa ser utilizada para subsidiar ações de gestão territorial de organizações públicas e privadas por meio da tipificação dos municípios da região em função dos seus potenciais ambientais e produtivos, apoiando instituições de pesquisa, órgãos de planejamento, gestão e de assistência técnica rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
