INTELIGÊNCIA TERRITORIAL ESTRATÉGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DO VALE DO RIO CUIABÁ E ENTORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100450

Resumo

A agricultura familiar representa um pilar fundamental da estrutura econômica e social do Brasil, sendo responsável por uma parte significativa da produção nacional de alimentos e desempenhando um papel crucial na promoção da segurança alimentar no País. Na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e Entorno, este segmento é representado por cerca de 28.000 famílias residentes no meio rural, organizadas em 10.547 estabelecimentos agropecuários. Seu fortalecimento depende do apoio de políticas públicas capazes de compreender especificidades regionais e criar mecanismos eficientes de desenvolvimento e consolidação do setor. Neste contexto, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e a Embrapa estabeleceram uma parceria para desenvolver uma plataforma digital capaz de integrar dados de diversas dimensões territoriais. O objetivo foi caracterizar a região de forma abrangente e, principalmente, disponibilizar ferramentas de análise inteligente que auxiliem na formulação de políticas públicas e na orientação de investimentos locais.  A solução foi estruturada a partir do conceito de inteligência territorial estratégica, que prevê a organização temática de dados espaciais em cinco grandes quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. Espera-se que a plataforma possa ser utilizada para subsidiar ações de gestão territorial de organizações públicas e privadas por meio da tipificação dos municípios da região em função dos seus potenciais ambientais e produtivos, apoiando instituições de pesquisa, órgãos de planejamento, gestão e de assistência técnica rural.

Biografia do Autor

Jaudete Daltio, Embrapa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Ciência da Computação (2007) e doutorado em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente atua como Analista de Computação na Embrapa. Tem experiência na área de Sistemas de Informação com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos temas bancos de dados de grafos, visões, serviços web, semântica e ontologia, sistemas de informação geográfica e biodiversidade.

Salete Gürtler, Embrapa

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) e doutorado em Geociências pela Unicamp (2016), dentro da linha de pesquisa de Geotecnologias aplicadas ao estudo dos recursos naturais. Atualmente, atua como bolsista em geoprocessamento na Embrapa Territorial no Grupo de Inteligência Territorial Estratégia - GITE.

Lucíola Alves Magalhães, Embrapa

É geóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Ciências (2015) pela mesma instituição. Com experiência em geoprocessamento e sensoriamento remoto, participou e coordenou projetos nas áreas de modelagem espacial de dados para tomada de decisão e caracterização espectral de solos, rochas e vegetação. Desde 2013, está na Embrapa Territorial, onde tem sua atuação voltada para o desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para subsidiar decisões dos setores públicos e privados em prol do desenvolvimento agropecuário regional. Foi supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e secretária-executiva do Comitê Técnico Interno. Em dezembro de 2018, assumiu a Chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

André Rodrigo Farias, Embrapa

       

Marcelo Fernando Fonseca, Embrapa

Bacharelado em Geografia (2003) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com Mestrado (2008) e Doutorado (2013) na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela mesma Instituição. Atualmente é Analista em Geoprocessamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, unidade Centro Nacional de Pesquisa em Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial (Embrapa Territorial). Tem experiência na área de geociências, com ênfase em análise espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia geográfica e sistemática, geotecnologias, geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, gestão territorial da agropecuária, planejamento e uso da terra.

Hilton Luís Ferraz da Silveira, Embrapa

Possui graduação em Geografia - IGCE/UNESP - Campus Rio Claro (2005) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2018). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: média ponderada ordenada, avaliação multi-criterial, geoprocessamento e incêndios florestais.

Paulo Roberto Rodrigues Martinho, Embrapa

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia "Manoel Carlos Gonçalves" Espirito Santo do Pinhal, SP (1990). Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical, Gestão de Recursos Ambientais pelo Instituto Agronômico de Campinas - IAC (2001). Tem experiência com sistemas de suporte a decisão agronômica, planejamento agroambiental, pedologia, agricultura de precisão, geoestatística, geoprocessamento e sensoriamento remoto. Atualmente é Analista em Geoprocessamento na Embrapa Gestão Territorial.

Carlos Alberto de Carvalho, Embrapa

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2011), especialização em Gestão da Informação no Agronegócio pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Ingressou na Embrapa Monitoramento por Satélite em 2002, é Supervisor do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa Territorial desde 2018, voltado para o planejamento e monitoramento territorial do uso e da ocupação das terras no Brasil, com ênfase na agricultura e no desenvolvimento agropecuário regional, na inclusão produtiva e na governança territorial. Atua na área de desenvolvimento web para disponibilização da geoinformação na Internet em gestão de banco de dados espaciais e de sistemas de informações geográficas.

Rafael Mingoti , Embrapa

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2004), onde concluiu o Mestrado em 2009, o Doutorado em 2012 ambos em Ciências com Especialização em Irrigação e Drenagem. Especialista em Gestão de Projetos (USP-ESALQ). Exerceu o cargo de professor na UFSCar e na UFMT onde lecionou disciplinas nas áreas de Geoprocessamento e Recursos Hídricos. Têm experiência com: Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Hidrologia; Gestão dos Recursos Hídricos. Atua principalmente em ordenamento territorial, distribuição geográfica potencial de pragas agrícolas e em modelagem hidrológica. Atualmente é supervisor de grupo de pesquisa na Embrapa Territorial.

Fabrício Tomaz Ramos, Empaer

É engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Fez mestrado e doutorado com ênfase em manejo e conservação do solo na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical. Foi professor substituto no curso de Engenharia Agronômica da UFMT, Câmpus Universitário de Cuiabá. Fez pós-doutorado (UFMT - CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH - UFMT) envolvendo estudos multidisciplinares, com ênfase em manejo e conservação do solo e a qualidade das águas. Atualmente, é servidor público da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), onde planeja e coordena projetos de desenvolvimento rural participativos, enfatizando a prestação de serviços direcionados aos agricultores familiares do estado de Mato Grosso, incentivando-os na implantação de sistemas produtivos sustentáveis.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Daltio, J., Gürtler, S., Magalhães, L. A., Farias, A. R., Fonseca, M. F., Silveira, H. L. F. da, … Ramos, F. T. (2025). INTELIGÊNCIA TERRITORIAL ESTRATÉGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DO VALE DO RIO CUIABÁ E ENTORNO. Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 63(2), 176–194. https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100450