ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NA FAIXA DE FRONTEIRA EM MATO GROSSO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100030

Resumo

O estudo aborda as políticas públicas municipais de turismo na Faixa de Fronteira no Estado de Mato Grosso com a Bolívia, tendo como objetivo discutir os direcionamentos dessas políticas de turismo nos municípios nessa Faixa de Fronteira, evidenciando fragilidades e potencialidades de maximização da promoção da atividade. A atividade turística e as políticas públicas nessa região são investigadas para identificar fragilidades e potencialidades que podem maximizar a promoção do turismo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de criar diagnósticos precisos sobre o turismo na fronteira do Brasil em Mato Grosso, uma área com grande potencial ainda não totalmente explorado. Metodologicamente, a investigação inclui pesquisa bibliográfica, elaboração de um mapa das regiões turísticas, aplicação de questionários via Google Forms aos gestores municipais e análise gráfica das respostas obtidas. Os resultados mostram que os municípios apresentam poucas legislações específicas para o turismo, baixa participação em instâncias de governança regional e estadual, redes de parcerias limitadas e quase nenhuma participação em programas e projetos do Ministério do Turismo. As principais atividades econômicas na região são a pecuária e o comércio, deixando o turismo em segundo plano. Concluiu-se que há uma necessidade urgente de maximizar as políticas públicas de turismo na faixa de fronteira para aproveitar melhor as potencialidades locais e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Biografia do Autor

Bruno de Souza Lima, Unemat

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo, com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Experiências como pesquisador e docente na área de turismo e geografia, com ênfase em ambientes naturais. Interesses de pesquisas, dentre outros assuntos: turismo e meio ambiente, ecoturismo, paisagem, geossistema, geotecnologia. Atualmente é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) UNEMAT.

Renato Fonseca de Arruda, Unemat

Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST, com Pós-Doutorado em Geografia realizado no PPGGeo Unemat, Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN e graduação em Licenciatura Plena em História pela Unemat. Ingressou em abril de 2025 como Professor Visitante no PPGGeo/Unemat e coordenador de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Museu do Vale do Arinos (UNEMAT), com expertise em história, patrimônio cultural e museologia, além de experiência em assessoria técnica e análise de projetos ligados a bens patrimonializados ou musealizados. Com atuação destacada, foi representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Ministério da Cultura (2013-2018), membro da diretoria do GT História e Patrimônio da ANPUH-BR (2021-2022) e cofundador do FEDPCB-MT, representando a ANPUH-BR no Fórum desde 2020. Atualmente, representa a região Centro-Oeste no Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museu (REM-BR), coordena de maneira pró-tempore a Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso (REMP-MT) e preside a Comissão Especial de Proteção e Tombamento de Cáceres (CEPT-CAC).

Sandra Mara Alves da Silva Neves , Unemat

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental, doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental e estágios de pós-doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e em Ecologia de Paisagem na Universidad Complutense de Madrid (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) da UNEMAT, sediados em Cáceres/MT. Coordenadora do Programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia - PPGGeo Unemat. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e uso da terra, Planejamento Ambiental, Paisagem e estudos interdisciplinares com aplicação de Geotecnologias.

Edgar Aparecido da Costa, UFMS

Possui graduação em geografia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Planejamento territorial, com ênfase em planos diretores, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Geografia, Fronteira, Desenvolvimento territorial e Plano diretor participativo.

João Henrique da Silva Massavi, Unemat

Possui o curso de técnico em agropecuária pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMT, campus Cáceres. Atualmente é graduando do curso de licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus Cáceres. Atua como estagiário no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal, vinculado a UNEMAT pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF. Participa como bolsista voluntário no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, participa também como bolsista voluntário no Laboratório de Geotecnologias - LABGEO, atuando no grupo de pesquisa: Sensoriamento Remoto, Pesquisa e Ensino de Geografia - SERPEGEO, e, atuando também na área de apoio técnico do projeto de pesquisa da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Integrante do projeto de pesquisa intitulado "BACIA DO ALTO PARAGUAI: FATORES FÍSICOS-AMBIENTAIS, MORFOLOGIA, HIDROSSEDIMENTOLOGIA, COBERTURA VEGETAL, TRANSFORMAÇÕES ANTROPOGÊNICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL".

Jordi Alcântara Ferreira , Unemat

Graduando em Licenciatura de Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Lima, B. de S., Arruda, R. F. de, Neves , S. M. A. da S., Costa, E. A. da, Massavi, J. H. da S., & Ferreira , J. A. (2025). ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NA FAIXA DE FRONTEIRA EM MATO GROSSO, BRASIL . Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 63(2), 253–276. https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100030