ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NA FAIXA DE FRONTEIRA EM MATO GROSSO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.100030Resumo
O estudo aborda as políticas públicas municipais de turismo na Faixa de Fronteira no Estado de Mato Grosso com a Bolívia, tendo como objetivo discutir os direcionamentos dessas políticas de turismo nos municípios nessa Faixa de Fronteira, evidenciando fragilidades e potencialidades de maximização da promoção da atividade. A atividade turística e as políticas públicas nessa região são investigadas para identificar fragilidades e potencialidades que podem maximizar a promoção do turismo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de criar diagnósticos precisos sobre o turismo na fronteira do Brasil em Mato Grosso, uma área com grande potencial ainda não totalmente explorado. Metodologicamente, a investigação inclui pesquisa bibliográfica, elaboração de um mapa das regiões turísticas, aplicação de questionários via Google Forms aos gestores municipais e análise gráfica das respostas obtidas. Os resultados mostram que os municípios apresentam poucas legislações específicas para o turismo, baixa participação em instâncias de governança regional e estadual, redes de parcerias limitadas e quase nenhuma participação em programas e projetos do Ministério do Turismo. As principais atividades econômicas na região são a pecuária e o comércio, deixando o turismo em segundo plano. Concluiu-se que há uma necessidade urgente de maximizar as políticas públicas de turismo na faixa de fronteira para aproveitar melhor as potencialidades locais e promover o desenvolvimento sustentável da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
