Uma nova forma de avaliação do estresse prosódico
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i3.95257Palavras-chave:
prosódia, estresse prosódico, leitura, avaliação.Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar e avaliar as características psicométricas de uma nova tarefa para avaliar um aspecto da prosódia, o estresse, de crianças brasileiras no início do Ensino Fundamental e verificar se essas crianças são sensíveis às diferenças prosódicas. Participaram do estudo um total de 57 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em duas escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Elas responderam a tarefa de estresse prosódico que inicialmente era composta por 14 itens. A consistência interna dos itens foi avaliada para obter uma boa confiabilidade: oito itens da tarefa foram retirados, restando seis. Após, foi realizado um teste t para amostra única para verificar se as crianças estavam respondendo acima do nível de chance. Os resultados demonstraram que as crianças responderam acima do nível de chance, sendo sensíveis às diferenças prosódicas. Além disso, a tarefa obteve boas características psicométricas sendo capaz de aferir o estresse prosódico destas crianças. Desta forma, o presente estudo trouxe uma nova contribuição para o estudo da prosódia, apresentando uma tarefa lúdica que é capaz de avaliar o estresse prosódico das crianças em fase de alfabetização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Jaqueline Costa Batista Rocha, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Storm Hélène Deacon, Aline Ferreira Marshall

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
