O conceito de privação materna na teoria de John Bowlby (1951 – 1973): Implicações para o campo da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.92743

Palavras-chave:

Apego, Bowlby, Privação Materna, Psicologia do Desenvolvimento, Infância.

Resumo

O presente trabalho empreendeu uma análise conceitual da formulação de apego e privação materna de John Bowlby. São contextualizados e definidos teoricamente conceitos como apego, separação e sensitividade materna. Após, discute-se criticamente as repercussões das formulações do autor para campos que se ocupam dos estudos sobre a infância e seus cuidados-como acolhimento institucional e educação infantil-com implicações sobre o papel social da mulher e trabalho feminino. Apresentam-se autores que tecem críticas às extrapolações operadas por teóricos e praticantes da teoria do apego ao generalizarem dados específicos a determinadas culturas, faixas etárias e contextos sociais; levando ao desdobramento de construção de políticas públicas e à delimitação de práticas prescritivas consideradas aplicáveis a todas as crianças de modo universalista. Conclui-se contrariamente à utilização indiscriminada da teoria por gerar alto grau de sofrimento a crianças e mães; e contrapõe-se à normatização a diversos grupos, por ferir direitos humanos básicos e respeito à diversidade cultural.

Biografia do Autor

Kaira Neder, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Assis/Franca, São Paulo.

https://scholar.google.com/citations?user=83_3kaAAAAAJ&hl=pt-BR

Katia de Souza Amorim, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo.

Professora Titular pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na intersecção dos campos da Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil, particularmente investigando comunicação, significação, construção de vínculos e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas em diferentes contextos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

Neder, K., & Amorim, K. de S. (2025). O conceito de privação materna na teoria de John Bowlby (1951 – 1973): Implicações para o campo da infância. Interação Em Psicologia, 29(2). https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.92743

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos