Relação entre Traumas Infantis e Permanência em Relacionamentos Abusivos em Mulheres Deprimidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.89488

Palavras-chave:

trauma psíquico, violência contra mulher, violência por parceiro íntimo, depressão.

Resumo

Este estudo objetivou investigar e analisar a relação entre traumas infantis e a permanência em relacionamentos abusivos em mulheres com sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 82 mulheres (45 deprimidas e 37 sem depressão), atendidas na Atenção Primária à Saúde. Utilizaram-se os instrumentos: Inventário de Depressão de Beck, Questionário sobre Traumas na Infância, Instrumento WHO VAW STUDY, questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais no IBM SPSS Statistics versão 25, e as entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Constataram-se correlações positivas entre depressão e traumas infantis, assim como correlações positivas entre traumas infantis e violência contra a mulher. Concluiu-se que traumas infantis constituem fatores de risco para a vitimização crônica da mulher por parceiro íntimo e para a depressão na vida adulta. O estudo permitiu aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos analisados, dando subsídios para estratégias de prevenção e enfrentamento no campo da saúde pública.

Biografia do Autor

Omar Moreira Del Bianco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, SP.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Com Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional pela PUCSP (2016).

Denise Gimenez Ramos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, SP.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Ganhou bolsa Fullbright, fez mestrado em Clinical Psychology - New School University (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professora titular do Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nas seguintes ãreas -psicossomática, psicologia analítica, complexos culturais como base de patologias sociais, em especial preconceito, corrupção e violência contra mulher. 

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Del Bianco, O. M., & Ramos, D. G. (2024). Relação entre Traumas Infantis e Permanência em Relacionamentos Abusivos em Mulheres Deprimidas. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.89488

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa