Relação entre Traumas Infantis e Permanência em Relacionamentos Abusivos em Mulheres Deprimidas
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.89488Palabras clave:
trauma psíquico, violência contra mulher, violência por parceiro íntimo, depressão.Resumen
Este estudo objetivou investigar e analisar a relação entre traumas infantis e a permanência em relacionamentos abusivos em mulheres com sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 82 mulheres (45 deprimidas e 37 sem depressão), atendidas na Atenção Primária à Saúde. Utilizaram-se os instrumentos: Inventário de Depressão de Beck, Questionário sobre Traumas na Infância, Instrumento WHO VAW STUDY, questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais no IBM SPSS Statistics versão 25, e as entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Constataram-se correlações positivas entre depressão e traumas infantis, assim como correlações positivas entre traumas infantis e violência contra a mulher. Concluiu-se que traumas infantis constituem fatores de risco para a vitimização crônica da mulher por parceiro íntimo e para a depressão na vida adulta. O estudo permitiu aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos analisados, dando subsídios para estratégias de prevenção e enfrentamento no campo da saúde pública.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Omar Moreira Del Bianco, Denise Gimenez Ramos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
