Engajamento infracional e maus-tratos em jovens judicializadas: comparação entre gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.89070

Palavras-chave:

Maus-tratos, Delinquência juvenil, Gênero.

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar jovens judicializadas do gênero feminino (n=20), comparando-as aos do gênero masculino (n=20), no tocante ao padrão de conduta delituosa e à experiência de maus-tratos. Os dados foram coletados com a Entrevista Estruturada de Delinquência Autorrevelada e o Questionário sobre Traumas na Infância e, posteriormente, quantificados e submetidos a análises estatísticas. A maioria dos jovens de ambos os gêneros apresentou engajamento infracional significativo de acordo com: precocidade do início da implicação em delitos, frequência de delitos, gravidade e diversidade. O padrão da conduta das adolescentes se mostrou diferente somente em relação a menor frequência. Quanto aos maus-tratos, uma proporção elevada os reportou. As meninas relataram significativamente mais abuso emocional e sexual. Os maus-tratos parecem uma problemática relevante à delinquência distintiva feminina, mas precisam ser considerados num contexto de interações com mais variáveis.

Biografia do Autor

Lyara Correia Guimarães, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo.

Possui graduação em Psicologia (USP - 2019). Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (UnB - 2022) e em Processos Didático-Pedagógicos (UNIVESP - 2022). Doutoranda em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP). 

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado en Science - Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). 

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Guimarães, L. C., & Bazon, M. R. (2024). Engajamento infracional e maus-tratos em jovens judicializadas: comparação entre gêneros. Interação Em Psicologia, 28(2). https://doi.org/10.5380/riep.v28i2.89070

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa