Autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico na puberdade: inter-relações e diferenças entre sexos

Autores

  • Camila de Sousa Pereira Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.7870

Palavras-chave:

autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico, puberdade

Resumo

Este estudo teve como objetivos: (a) comparar o autoconceito, as habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico, entre alunos do sexo masculino e feminino, na fase da puberdade; (b) avaliar as relações entre esses fatores. Participaram 68 alunos da 5ª série (todos com 11 anos), frequentadores de uma escola pública, de cinco turmas diferentes, e seus cinco professores representantes. Para avaliar o autoconceito, os alunos preencheram o Questionário de Avaliação do Autoconceito (Self-Description Questionnaire I) para avaliar o repertório de habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico dos alunos, seus professores preencheram o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, que aborda esses três fatores. Respondeu-se ao primeiro objetivo usando o Teste-t para comparar os meninos e as meninas nos diferentes fatores; os resultados para o segundo objetivo foram obtidos utilizando a análise de correlação de Pearson. Os achados mostraram diferenças ligadas ao sexo, além de revelar algumas correlações entre as variáveis.

 

Palavras-chave: autoconceito; habilidades sociais; problemas de comportamento; desempenho acadêmico; puberdade.

Biografia do Autor

Camila de Sousa Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Integrante do Grupo de Pesquisa Relações Inter-pessoais e Habilidades Sociais da UFSCar.

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Elizabeth Joan Barham, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Como Citar

Pereira, C. de S., Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico na puberdade: inter-relações e diferenças entre sexos. Interação Em Psicologia, 12(2). https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.7870

Edição

Seção

Artigos