Estereótipos de gênero em adolescentes: uma análise da influência escolar sobre a formação, manutenção e mudanças dos estereótipos

Autores

  • Luciana Lopes de Oliveira Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Dalva Cristina Aparecida de Jesus Universidade Presidente Antônio Carlos _Barbacena
  • Maria Aparecida de Lima Arruda Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena
  • Maria Celestina da Cunha Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena
  • Raquel Mara Araújo Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.7829

Palavras-chave:

adolescência, estereótipos, gênero, educação escolar

Resumo

 

Esta pesquisa teve como objetivo investigar estereótipos de gênero entre adolescentes alunos de uma escola leiga e outra confessional, buscando identificar possíveis diferenças que a orientação da escola pudesse exercer em seus alunos na formação, manutenção e mudança dos estereótipos. A proposta deste trabalho possibilitou traçar um perfil da percepção estereotipada dos adolescentes sobre seus pares femininos e masculinos em três níveis de análises: autoestereótipos, heteroestereótipos e metapercepção. Para isso, foram utilizadas escalas tipo Likert de cinco pontos e os dados obtidos foram analisados estatisticamente utilizando-se estatística descritiva e ANOVA. As análises indicaram que as mulheres são preferencialmente caracterizadas por traços coletivistas. Contudo, o número de atributos individualistas que são aplicados a elas é bastante significativo, diferente da caracterização masculina que é fortemente marcada por atributos individualistas e carece de atributos coletivistas. As atribuições são mais intensas entre os alunos da escola confessional, o que sugere que esse grupo tende a utilizar mais os estereótipos existindo uma tendência marcante em favorecer o próprio grupo nas atribuições. Os dados indicam que as mulheres são mais estereotipadas que os homens tanto no número de atributos usados na caracterização quanto na intensidade com que esses são atribuídos.

 

 

Palavras-chave: adolescência; estereótipos; gênero; educação escolar.

Biografia do Autor

Luciana Lopes de Oliveira, Universidade Presidente Antônio Carlos

Professora do curso de Psicologia

Psicóloga e Mestra em Psicologia Social

Dalva Cristina Aparecida de Jesus, Universidade Presidente Antônio Carlos _Barbacena

Granduanda do Curso de Psicologia

Maria Aparecida de Lima Arruda, Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena

Granduanda do Curso de Psicologia

Maria Celestina da Cunha, Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena

Granduanda do Curso de Psicologia

Raquel Mara Araújo, Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena

Granduanda do Curso de Psicologia

Downloads

Como Citar

de Oliveira, L. L., Jesus, D. C. A. de, Arruda, M. A. de L., da Cunha, M. C., & Araújo, R. M. (2010). Estereótipos de gênero em adolescentes: uma análise da influência escolar sobre a formação, manutenção e mudanças dos estereótipos. Interação Em Psicologia, 14(2). https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.7829

Edição

Seção

Artigos