Evidência de validade de critério do Bender-Sistema de Pontuação Gradual
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7678Palavras-chave:
psicometria, habilidade viso-motora, avaliação psicológica, teste de BenderResumo
Este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade para o Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Participaram 237 crianças, ambos os sexos, idade média de 8,48 anos (DP=0,50), de segundas e terceiras séries de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. As nove figuras do Bender, desenhadas em transparência, foram aplicadas coletivamente em uma única sessão nas salas de aula. Os resultados permitiram a identificação de evidência de validade de critério por série, visto que houve nítida superioridade de desempenho para as crianças da terceira série em relação às da segunda série. Por ser um sistema novo de um teste psicológico bastante utilizado, sugere-se que outras pesquisas sejam feitas buscando identificar outras evidências de validade.
Palavras-chave: psicometria; habilidade viso-motora; avaliação psicológica; teste de Bender.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.