Escala de práticas pedagógicas para a criatividade no ensino fundamental: estudo preliminar de validação

Autores

  • Eunice M. L. Soriano Alencar Universidade Católica de Brasília
  • Denise Souza Fleith Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7503

Palavras-chave:

professor, escola, avaliação de práticas pedagógicas

Resumo

Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala de práticas pedagógicas para a criatividade no ensino fundamental. A escala, com 36 itens, foi aplicada em 398 professores, das quatro primeiras séries de escolas públicas e particulares. Foi efetuada análise fatorial, que gerou os seguintes fatores: Estímulo à Produção de Novas Idéias, Interesse pela Aprendizagem do Aluno, Participação do Aluno em Sala de Aula, Incentivo à Autoconfiança do Aluno, Procedimentos Tradicionais de Ensino, Valorização das Idéias Discentes e Promoção da Auto-Avaliação Discente. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,51 a 0,69, o que indica a necessidade de revisão da escala, com inclusão de novos itens e investigações com amostras distintas. Este instrumento pode vir a contribuir para a identificação de crenças e idéias errôneas de professores sobre procedimentos úteis para o desenvolvimento da criatividade em sala de aula.

 

Palavras-chave: professor; escola; avaliação de práticas pedagógicas.

             

 

Biografia do Autor

Eunice M. L. Soriano Alencar, Universidade Católica de Brasília

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Bolsista do CNPq.

Denise Souza Fleith, Universidade de Brasília

Professora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Sáude do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Como Citar

Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2007). Escala de práticas pedagógicas para a criatividade no ensino fundamental: estudo preliminar de validação. Interação Em Psicologia, 11(2). https://doi.org/10.5380/psi.v11i2.7503

Edição

Seção

Artigos