Follow-up em avaliação psicológica em uma amostra de serviço-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.72054

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, psicodiagnóstico, serviço-escola, follow-up

Resumo

A Avaliação Psicológica (AP) no contexto clínico, chamada psicodiagnóstico, possui a finalidade de auxiliar na tomada de decisão clínica do avaliado. A entrevista de devolução compõe o seu momento final, quando são dadas as indicações terapêuticas específicas do caso. Apesar da procura e do início dessas indicações constituírem o objetivo da AP, até o momento, nenhum estudo nacional abordou diretamente o que acontece após o psicodiagnóstico. Este é um estudo longitudinal quantitativo que buscou delinear os seguimentos das indicações e identificar possíveis associações entre a taxa de procura das indicações com dados clínicos e sociodemográficos. Setenta e cinco famílias provenientes de um serviço-escola em AP passaram por uma entrevista de follow-up conduzida a partir de três meses da entrevista de devolução. Análises de frequência, correlação e comparação entre grupos foram realizadas. Taxa de procura correlacionou-se negativa e moderadamente com quantidade de indicações (rs = -0,282, p < 0,02), sendo maior no grupo de pacientes que faziam uso contínuo de medicação psiquiátrica do que os que não faziam (U = 904,50, z = 2,51, p = 0,01). Discute-se a variabilidade da taxa de procura/início de acordo com as indicações terapêuticas. O modelo Barreiras ao Tratamento é abordado e foram feitas sugestões práticas que podem ser implementadas durante o processo psicodiagnóstico ou durante a entrevista de devolução.

Downloads

Publicado

09-06-2022

Como Citar

Rodrigues, G. dos R., Marasca, A. R., Yates, D. B., & Bandeira, D. R. (2022). Follow-up em avaliação psicológica em uma amostra de serviço-escola. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.72054

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa