Implicações do bullying na saúde mental de adolescentes obesos: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.71337Palavras-chave:
adolescentes, bullying, obesidadeResumo
A violência é um problema de saúde pública crescente, que traz sérias consequências individuais e sociais. Nesse contexto, destaca-se a prática de bullying relacionado à obesidade. Não é incomum indivíduos considerados obesos sofrerem maior exclusão social e apresentarem quadros de ansiedade, privação e problemas de comportamento alimentar que se agravam com a prática do bullying. O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão a respeito das implicações do bullying na saúde mental de adolescentes obesos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), United States National Library of Medicine (PubMed); e Scientifc Electronic Library Online (SciELO). Do total de estudos incluídos na revisão final (n = 05), 02 foram realizados no Brasil, 01 no Reino Unido, 01 nos Estados Unidos e 01 na Noruega. Foi possível observar a existência de sentimentos negativos vivenciados por adolescentes obesos, vítimas de bullying, tais como ansiedade, tristeza, angústia e sentimento de exclusão social. Tais achados evidenciam uma certa urgência para o desenvolvimento de ações permanentes de enfrentamento ao bullying e promoção do convívio saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
