Promove-Universitários: efeitos na promoção de interações sociais e saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.61155Palavras-chave:
treinamento de habilidades sociais, universitários, delineamento experimental, Promove-UniversitáriosResumo
Para satisfatório desempenho na universidade é relevante um repertório de habilidades sociais desenvolvido, o qual nem sempre está presente, o que pode trazer implicações para a saúde mental. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do Promove-Universitários, em estudantes de primeiro e segundo anos, valendo-se de um delineamento experimental de grupo, com medidas repetidas. Participaram catorze universitários, nove no grupo experimental e cinco no controle, distribuídos aleatoriamente, os quais eram equivalentes nas medidas iniciais. Foram aplicados instrumentos para avaliar habilidades sociais e saúde mental, cujos dados foram analisados estatisticamente nas comparações entre os grupos. Os resultados demonstraram aquisições comportamentais, estatisticamente significativas, no grupo experimental para habilidades sociais e saúde mental, que se mantiveram nas medidas de seguimento. A mesma análise entre as linhas de base 1 e 2 do grupo controle não indicou mudança estatisticamente significativa. Considerando os resultados, conclui-se que o Promove-Universitários se mostrou efetivo ao proposto.
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