Escala de Atribuições de Causalidade de Estudantes do Ensino Fundamental (EAVAT-EF)

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.35635

Palavras-chave:

atribuição causal, educação básica, construção de escala

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo de examinar as propriedades psicométricas de uma escala de
atribuição de causalidade para sucesso e fracasso escolar para alunos do Ensino Fundamental. A
escala foi construída com originalmente 55 itens fechados em forma de escala Likert, de três pontos,
relacionados às dimensões locus e controlabilidade da causa. Foi aplicada a uma amostra de 668
estudantes do Ensino Fundamental. A análise fatorial revelou o bom funcionamento de 35 itens e uma
estrutura bifatorial: fator 1 - causas para fracasso e 2 causas para o sucesso. Os índices de consistência
interna, aferidos pelo Alpha de Cronbach, foram 0,91, respectivamente, para a escala total, 0,92 para o
fator 1 e 0,83 para o 2. A variância total explicada foi de 29,03%. Espera-se que a escala possa ser útil
a pesquisadores e educadores.

Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Evely Boruchovitch é psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp) da Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: evely@unicamp.br

 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humana pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora Titular da Universidade São Francisco, Membro do Laboratório de Avaliação em Pesquisa Educacional da Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: acacia.angeli@gmail.com

Downloads

Publicado

09-11-2016

Como Citar

Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. dos. (2016). Escala de Atribuições de Causalidade de Estudantes do Ensino Fundamental (EAVAT-EF). Interação Em Psicologia, 19(3). https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.35635

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa