A Percepção dos Gestores Acerca do Desempenho de Trabalhadores com Diferentes Tipos de Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.35498Palavras-chave:
pessoas com deficiência, gestão, análise de desempenho, inclusão, mercado de trabalhoResumo
Esta pesquisa pretende contribuir para o entendimento do processo de inserção de pessoas com deficiência (PcDs) no trabalho. O principal objetivo foi verificar se os gestores avaliam o desempenho das PcDs diferentemente, de acordo com o tipo de deficiência que possuem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com amostra de 123 gestores de PcDs, que atuam em 14 empresas localizadas no Espírito Santo/Brasil. Os resultados mostraram que diferentes critérios de avaliação de desempenho são utilizados pelos gestores, por tipo de deficiência. Porém, na análise qualitativa, os gestores, quando atuavam diretamente com pessoas de diferentes tipos de deficiência, evidenciaram a existência de similaridades na avaliação do desempenho dessas pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.