Aprendizagem de Relações Auditivo-Visuais por Meio de Tentativas de Exclusão

Autores

  • Luiza Costa Langsdorff Universidade Federal de Sâo Carlos
  • Andréia Schmidt Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto
  • Camila Domeniconi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978

Palavras-chave:

aprendizagem, relações auditivo-visuais, tentativas de exclusão

Resumo

O responder por exclusão é um fenômeno extremamente robusto e previsível, o que indica que tentativas de exclusão podem constituir importante tecnologia de ensino de novas relações por permitirem a aprendizagem sem erros. Não obstante, a literatura não esclarece o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. O presente estudo, conduzido com oito crianças com desenvolvimento típico e idades entre 5 e 9 anos, buscou investigar, a partir de um conjunto específico de procedimentos, o número de tentativas de exclusão necessário para a aprendizagem de relações auditivo-visuais. Os resultados de aprendizagem se concentraram no número mínimo de tentativas previsto pelo procedimento (duas), o que indica que os procedimentos utilizados podem constituir importante tecnologia de ensino.

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Publicado

29-08-2016

Como Citar

Langsdorff, L. C., Schmidt, A., & Domeniconi, C. (2016). Aprendizagem de Relações Auditivo-Visuais por Meio de Tentativas de Exclusão. Interação Em Psicologia, 19(1). https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa