O efeito de um filme de abuso sexual no comportamento agressivo das adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i1.3187Palavras-chave:
comportamento agressivo, filme violento, adolescentes do sexo feminino, etologia, raivaResumo
Este estudo analisou a influência de um filme de abuso sexual em comportamento agressivo de adolescentes do sexo feminino. O fenômeno é explicado principalmente pelas teorias de Bandura (1986), Zillmann (1971), Huesmann (1982) e de Berkowitz (1984, 1988). Também a etologia analisa a raiva como um mecanismo que antecede e pode desencadear tal comportamento. A amostra foi constituída por 82 adolescentes do sexo feminino. Comparando-se o comportamento agressivo em pré e pós-teste obteve-se um t (82) = 3,93; p < .0001; e média de 3,18 (s = 2,85) para o pré-teste e de 5,07 (s = 4,24) para o pós-teste; mostrando uma maior variabilidade de respostas no pós-teste. Estes resultados, à luz da etologia - onde uma estimulação violenta desencadeia raiva, e esta emoção desencadeia o comportamento agressivo - sugerem, que assistir a filmes com, conteúdo violento de abuso sexual pode ser mais um fator que contribui para o aumento da agressividade humana.
Palavras-chave: comportamento agressivo; filme violento; adolescentes do sexo feminino, etologia, raiva.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.