Relationship between children and nonresident fathers, attachment representation and write performance

Authors

  • Márcia Siqueira de Andrade centro universitário FIEO
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristina Aparecida Lopes de Morais

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.31744

Keywords:

Nonresident fathers, attachment representation, writing

Abstract

Considering that the attachment interfere in cognitive development this research sought to understand the
relationship between children and nonresident fathers, attachment representation and write performance.
Attended by 43 elementary school students whose did not reside with their father being used for data
collection: Family Drawing, Assessment of Learning Disabilities in Writing. Results showed increases in
anxious and insecure signals corresponds to the highest number of errors in writing; the shorter the time
non residence parent / child, the greater the number of errors in writing. Participants that relate to the
father performed better in writing.This research concludes that both the attachment representation as the
relationship between children and nonresident fathers influence the performance in writing.

Author Biographies

Márcia Siqueira de Andrade, centro universitário FIEO

Possui Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular do Centro Universitário FIEO, Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do UNIFIEO, Membro do Comite de Etica em Pesquisa (CEP) do UNIFIEO, coordenadora do GT Aprendizagem humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Editora do periódico Cadernos de Psicopedagogia. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997) , doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2001) . Atualmente é Revisor de periódico da Psicologia Escolar e Educacional, Revisor de periódico da Estudos de Psicologia (Natal), Revisor de periódico da Psicologia. Reflexão e Crítica (0102-7972), Membro de corpo editorial da Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), Revisor de periódico da dementia & neuropsychologia, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Revisor de periódico da Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), Revisor de periódico da Archives of Clinical Neuropsychology, Membro de corpo editorial da Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), Membro de corpo editorial da Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), Revisor de projeto de fomento da (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de projeto de fomento da (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Membro de corpo editorial da Arquivos de Neuropsiquiatria. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Consciência fonológica, psicologia cognitiva, método fônico e rota fonológica.

Cristina Aparecida Lopes de Morais

Mestre em Psicologia Educacional pelo UNIFIEO

Published

2016-12-15

How to Cite

de Andrade, M. S., Gotuzo Seabra, A., & Lopes de Morais, C. A. (2016). Relationship between children and nonresident fathers, attachment representation and write performance. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.31744

Issue

Section

Research Reports