Adolescentes, Seus Professores: Enredos da Dinâmica Intersubjetiva em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28155Palavras-chave:
adolescentes, sexualidade, singularidade, elogioResumo
Este artigo procura evidenciar aspectos da dinâmica intersubjetiva em sala de aula a partir de recortes no discurso de oito adolescentes sobre suas vivências em uma escola pública. A escuta revela como o desabrochar da vida sexual pode enredar o professor em situações que põem em risco sua autoridade docente. Significativo também é como o efeito de destaque produzido pelo elogio em sala de aula revela neste uma face inconveniente. A análise, psicanaliticamente orientada das elocuções do grupo, indica como as respostas do professor ao modo como é visto por seus alunos podem favorecer ou dificultar a dinâmica intersubjetiva. Conclui-se que o desejo de aprender dos alunos depende, em parte, do reconhecimento das singularidades adolescentes implicado nessas respostas.
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