Conflitos e Agressões entre Bebês e Diferentes Atributos de Brinquedos: Um Estudo Experimental

Autores

  • Lucas Tadeu Garcia Universidade Federal de São Carlos
  • Nancy Vinagre Fonseca de Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.19417

Palavras-chave:

bebês, interação entre pares, conflito, agressão, brinquedos

Resumo

Este estudo investigou a relação entre a ocorrência de conflitos e agressões nas interações entre bebês e o tipo e tamanho dos brinquedos disponíveis. Doze bebês, de dois a três anos, foram filmados em situação de brincadeira livre em quatro condições experimentais diferentes. As interações foram descritas empregando-se um sistema de classificação que definiu interações amistosas ou agonísticas e seus subtipos, e foram registrados episódios de agressão. A disputa pelos objetos foi o conflito preponderante em todas as condições, e houve correlação significativa entre o tipo de brinquedo e a frequência de agressões, com o predomínio de episódios na condição de sucata grande. Os resultados demonstraram que certas propriedades dos brinquedos podem afetar a qualidade das interações entre os bebês.

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Publicado

08-11-2013

Como Citar

Garcia, L. T., Almeida, N. V. F. de, & Gil, M. S. C. de A. (2013). Conflitos e Agressões entre Bebês e Diferentes Atributos de Brinquedos: Um Estudo Experimental. Interação Em Psicologia, 17(1). https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.19417

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa