Notas sobre a dinâmica dos impulsos em Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14543Palavras-chave:
Nietzsche, impulsos, vontade de poder, perspectivismo, moralResumo
O presente artigo tem como propósito evidenciar o dinamismo dos impulsos de acordo com o perspectivismo nietzscheano. Enfatizamos, sobretudo, o modo como os impulsos são apresentados por Friedrich Nietzsche como peças estruturantes para a moral e para a vida. Para tanto, exploramos como a relação entre os impulsos se apóia sobre a doutrina da vontade de poder. Entendemos que há um ganho importante ao evidenciarmos essa leitura, pois ela fornece instrumentos críticos seja para análises da moral, seja para análises do próprio homem. Para empreender essa proposta, utilizamos textos do próprio Nietzsche, com ênfase em obras publicadas durante sua vida; contudo não perdemos de vista a importância dos fragmentos póstumos. Também fizemos uso de alguns comentadores quando suas posições se mostraram relevantes para a compreensão desses escritos.
Palavras-chaves: Nietzsche; impulsos; vontade de poder; perspectivismo; moral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.