“Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares

Autores

  • Glauce Carolina Vieira dos Santos Universidade de São Paulo
  • Nádia Kienen
  • Juliane Viecili
  • Silvio Paulo Botomé
  • Olga Mitsue Kubo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12279

Palavras-chave:

diretrizes curriculares, ensino superior, comportamentos profissionais do psicólogo, conhecimento e capacitação em psicologia, competências do psicólogo

Resumo

Em qualquer profissão a qualidade da intervenção dos profissionais está relacionada com as aprendizagens desenvolvidas no processo de sua capacitação profissional. No caso da Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais constituem orientações para o planejamento da capacitação de psicólogos no país. Examinar as proposições presentes nesse documento parece ser um ponto de partida para a identificação dos limites e das possibilidades da capacitação de futuros psicólogos. Os conceitos de “competência” e “habilidade” foram examinados à luz do conhecimento existente sobre a noção de “comportamento”. Ambos são termos que, tanto na literatura quanto nas Diretrizes Curriculares, são polissêmicos e pouco precisos. Além disso, as próprias proposições que orientam as aprendizagens a serem desenvolvidas são explicitadas por meio de expressões comumente genéricas e imprecisas. Os conceitos de comportamento e de decomposição de comportamentos complexos, bem como as relações entre conhecimento, comportamento, necessidades sociais, possibilidades de atuação, objetivos de ensino, competências e habilidades necessitam estar suficientemente esclarecidos. Somente assim, gestores de cursos, professores e demais envolvidos no processo de ensino de graduação poderão planejar e administrar condições de ensino que possibilitem o desenvolvimento das “competências” constituintes da profissão de psicólogo.

Palavras-chave: diretrizes curriculares; ensino superior; comportamentos profissionais do psicólogo; conhecimento e capacitação em psicologia; competências do psicólogo.

Biografia do Autor

Glauce Carolina Vieira dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Ibirapuera, São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

29-10-2009

Como Citar

Vieira dos Santos, G. C., Kienen, N., Viecili, J., Botomé, S. P., & Kubo, O. M. (2009). “Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12279

Edição

Seção

Artigos