Habilidades empáticas de crianças videntes e cegas e a possível influência de variáveis sociodemográficas

Autores/as

  • Bárbara Carvalho Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Daniele Carolina Lopes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11745

Palabras clave:

empatia, variáveis sociodemográficas, crianças cegas e videntes

Resumen

 

O desenvolvimento do repertório de habilidades sociais de crianças, incluindo-se neste a classe de comportamentos empáticos, pode ser influenciado por diferentes fatores socioculturais que interagem com características individuais. Considerando essa questão, o presente estudo teve por objetivos: (a) verificar diferenças e semelhanças no repertório de empatia de crianças cegas e videntes; (b) verificar se há influência das variáveis sociodemográficas sobre o repertório empático de crianças cegas e videntes. Participaram 16 crianças cegas e 16 videntes, matriculadas em escolas regulares, com idade entre sete e 10 anos, seus pais e professores. Utilizou-se, na coleta de dados, o Questionário de Avaliação dos Indicadores Comportamentais de Empatia das Crianças (respondido pelos pais e professores); o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR); um roteiro de observação do comportamento empático em situação estruturada; um protocolo de observação molar e molecular dos comportamentos empáticos. Os dados mostraram que, quanto o repertório empático, não houve diferença estatisticamente significativa entre as crianças cegas e videntes e que esse resultado não foi afetado pelas variáveis sociodemográficas focalizadas nesse estudo. Conclui-se, portanto, que a ausência da visão não comprometeu o desenvolvimento de empatia pelas crianças cegas e que os resultados encontrados estão de acordo com a literatura da área.

 

Palavras-chave: empatia; variáveis sociodemográficas; crianças cegas e videntes. 

Biografía del autor/a

Bárbara Carvalho Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), mestre em Educação Especial e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

 

Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP-SP; professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta universidade e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP/RP).

Daniele Carolina Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Publicado

2009-10-29

Cómo citar

Ferreira, B. C., Del Prette, Z. A. P., & Lopes, D. C. (2009). Habilidades empáticas de crianças videntes e cegas e a possível influência de variáveis sociodemográficas. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11745

Número

Sección

Artigos