Uso de medidas de seguridad pasiva en pasajeros de vehículos motorizados en dos ciudades argentinas, Ciudad Autónoma de Buenos Aires y Córdoba
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.95393Palabras clave:
dispositivos de seguridad pasiva, pasajeros, cinturón de seguridad, SRI, CascoResumen
El uso de dispositivos de protección pasiva, como cinturón de seguridad, sistemas de retención infantil (SRI) y casco, es una medida básica de seguridad vial. Sin embargo, su uso entre pasajeros es menos frecuente que entre conductores y ha sido menos estudiado. Este trabajo analizó la frecuencia de uso de casco, cinturón y SRI entre pasajeros de vehículos de dos, cuatro o más ruedas en CABA y Córdoba, Argentina, y exploró factores humanos, vehiculares y contextuales asociados. Se relevaron 2.120 ocupantes de dos ruedas y 22.128 de cuatro o más en CABA, y 2.696 y 11.497 respectivamente en Córdoba. Se aplicaron tres regresiones logísticas para identificar posibles factores asociados al uso de cinturón de seguridad, SRI, y casco. Los resultados muestran que los pasajeros son un grupo heterogéneo, lo que destaca la necesidad de estrategias preventivas específicas para cada dispositivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fernando Martin Poó, Rubén Daniel Ledesma, Jeremías David Tosi, Paula Caporal, Andrés Vecino-Ortiz, Abdul Bachani

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
