Estabelecendo recombinação generalizada de relações substantivo-verbo por meio de treino em matriz para crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.69083Palabras clave:
ensino em matriz, tato, recombinação generalizada, autismoResumen
O treino em matriz é um procedimento de ensino que implica na organização dos componentes do repertório a ser ensinado em dois eixos. Ele tem sido utilizado para favorecer a recombinação generalizada de repertórios verbais. No entanto, ainda que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentem geralmente dificuldades na linguagem, verifica-se que poucos estudos investigaram os efeitos do treino em matriz para o estabelecimento de repertórios verbais nessa população. O presente estudo avaliou, a partir de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, o efeito do treino em matriz na indução de recombinação generalizada de relações substantivo-verbo, em português, para duas crianças com TEA. As relações substantivo-verbo de nove figuras foram organizadas em uma matriz 3x3, sendo ensinadas diretamente três relações e testadas as outras seis. Outras nove relações substantivo-verbo foram organizadas em uma segunda matriz 3x3, sendo todas apenas testadas. O procedimento foi eficaz no estabelecimento das relações substantivo-verbo para um dos participantes e ocasionou aumento na emissão de respostas corretas das relações para o outro. Discutem-se a ampliação da validade externa do efeito do treino em matriz para crianças com TEA, questões relativas ao
estabelecimento de controle de estímulos e quadros autoclíticos nesse procedimento de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
