Análise da adaptabilidade de carreira em estudantes concluintes do ensino superior

Autores/as

  • Amanda Espagolla Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marina Cardoso de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.62877

Palabras clave:

adaptabilidade de carreira, universitários, transição universidade-trabalho.

Resumen

A adaptabilidade de carreira refere-se aos recursos psicossociais que são úteis para lidar com transições de carreira, competência indispensável ao mundo do trabalho contemporâneo. Esta pesquisa objetivou analisar e comparar a adaptabilidade de carreira de universitários concluintes do ensino superior em relação ao sexo, universidade e área de formação. Participaram 387 universitários, do último ano da graduação de universidades públicas e privadas, de vários cursos e regiões do país. Os instrumentos para a coleta de dados foram a Escala de Adaptabilidade de Carreira e um questionário sócio demográfico. Foram realizadas análises descritivas e comparação entre grupos (ANOVA). Os resultados mostraram bons indicadores em todas as dimensões da adaptabilidade de carreira e diferenças significativas entre grupos, sendo que homens, estudantes da área da saúde e de universidades privadas possuem melhores recursos relacionados ao constructo. Sabendo que a adaptabilidade facilita os processos de transição na carreira os resultados desta pesquisa podem ser úteis para o planejamento de ações e programas de orientação de carreira para universitários em transição para o trabalho.

Biografía del autor/a

Amanda Espagolla Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui interesse na área de construção de carreira.

Marina Cardoso de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Psicologia (USP-FFCLRP). Professora Adjunta do Depatamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFTM). Coordenadora do Laboratório e do Grupo de Pesquisa em Educação e Construção da Carreira (LaPECC/GPECC). Temas de interesse: construção da carreira, transição universidade-trabalho, orientação acadêmica e de carreira no ensino superior, sucesso na carreira, adaptação e construção de medidas, economia solidária e cooperativas populares e gestão de pessoas e gestão da carreira na administração pública.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

Santos, A. E., & de Oliveira, M. C. (2020). Análise da adaptabilidade de carreira em estudantes concluintes do ensino superior. Interação Em Psicologia, 24(1). https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.62877

Número

Sección

Relatos de Pesquisa