Efeitos de tarefas de seleção na nomeação de figuras com crianças pequenas de 19 a 29 meses
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58629Keywords:
matching-to-sample, nomeação, crianças pequenas.Abstract
Investigou-se a exposição às tarefas de seleção de figuras diante palavras ditadas seria condição suficiente para emergência de nomeação de figuras. Participaram quatro crianças na faixa etária de 19 a 29 meses com desenvolvimento típico. O delineamento utilizado foi o de múltiplas sondagens entre categorias (animais, frutas e brinquedos). Inicialmente, foi realizada a avaliação de nomeação com os estímulos das categorias; em seguida, as crianças realizaram sessões de ensino da relação entre palavra ditada e figura e sonda de nomeação com a primeira categoria. Após o critério estabelecido, foi realizada a avaliação de nomeação. O procedimento foi repetido com as duas demais categorias. Os resultados demonstraram que o ensino de seleção pode favorecer a nomeação de figuras. Verificou-se variabilidade intra e interparticipantes no desempenho em uma mesma categoria e entre categorias. Sugere-se replicações para avaliar a generalidade dos resultados e as variáveis que contribuam com o aprimoramento do procedimento de ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
