O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO À VIDA
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.54427Palabras clave:
desenvolvimento, velhice, sentido pessoal.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de atribuição de sentido à vida por idosos. O envelhecimento populacional já é uma realidade nos países mais desenvolvidos e tem provocado mudanças significativas a níveis econômico e social; segundo dados demográficos, no Brasil o mesmo fenômeno está ocorrendo. Com o aumento da população idosa emerge a necessidade de compreender o que é envelhecimento, não por uma perspectiva puramente biológica, sobretudo, a partir da vivência dos próprios idosos. Realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com duas idosas. As análises de seus relatos foram realizadas a partir das contribuições teóricas da Psicologia Histórico-Cultural sobre desenvolvimento humano. Compreendeu-se que o sentido da vida na velhice é constituído pelas atividades, ou seja, por meio de suas vivencias. E, ainda, à medida em que o idoso se apropria dos conhecimentos há a possibilidade de transformação dos significados e sentidos. Sendo assim, para além de um fenômeno cronológico, a velhice aparece como uma síntese da vida vivida e um momento de possibilidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
