Avaliação de um programa para ensinar comportamento empático para crianças em contexto clínico

Autores/as

  • Aline Vettorazzi
  • Eluana Frare
  • Fernanda Chedid de Souza
  • Fernanda Pamplona de Queiroz
  • Gabriel Gomes de Luca
  • Luciana Moskorz
  • Olga Mitsue Kubo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4780

Palabras clave:

programação de ensino, comportamento empático, contingências de reforço

Resumen

O comportamento empático, entendido como uma classe geral de comportamentos, tem sido considerado necessário para o bom estabelecimento de relações interpessoais. Para a apresentação desse comportamento, muitas vezes é necessária uma intervenção profissional para que ele seja aprendido. Foi objetivo do trabalho avaliar um programa para o ensino desse comportamento para crianças, em contexto clínico. Para construir o programa, o comportamento empático foi decomposto em aprendizagens intermediárias. O ensino dos comportamentos identificados foi feito de maneira gradual, por meio de atividades lúdicas planejadas para ocorrerem sob contingências de reforço positivo. Foram desenvolvidas atividades para o ensino de 09 dos 25 comportamentos intermediários identificados. Desses, sete foram aprendidos pela criança durante as sessões. Os resultados possibilitam evidenciar que, quando o ensino é programado, a aprendizagem ocorre de maneira a possibilitar ao terapeuta intervir mais precisamente sobre aqueles comportamentos que estão com mais dificuldades para serem aprendidos aumentando, dessa forma, a eficiência do atendimento. Ademais, a clara explicitação das aprendizagens intermediárias possibilitou a escolha, criação e adaptação de atividades lúdicas que melhor atendessem ao objetivo proposto para cada encontro, aumentando, dessa maneira, as possibilidades de aprendizagem dos comportamentos relevantes para a criança comportar-se mais empaticamente.

Palavras-chave: programação de ensino; comportamento empático; contingências de reforço.

Cómo citar

Vettorazzi, A., Frare, E., de Souza, F. C., de Queiroz, F. P., de Luca, G. G., Moskorz, L., & Kubo, O. M. (2005). Avaliação de um programa para ensinar comportamento empático para crianças em contexto clínico. Interação Em Psicologia, 9(2). https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4780

Número

Sección

Artigos