Promovendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.35544Palabras clave:
Habilidades de solução de problemas interpessoais, problemas de comportamento, desempenho acadêmicoResumen
Habilidades de solução de problemas interpessoais - HSPI são importantes para a adaptação psicossocial
dos indivíduos. Este trabalho objetivou avaliar a efetividade de um programa para desenvolvimento de
HSPI, aplicado por professoras. Participaram 203 alunos do ensino fundamental, com idade entre seis e
dez anos, e suas professoras. As crianças foram alocadas em dois grupos: intervenção e comparação. Os
grupos foram comparados quanto às habilidades sociais, HSPI, problemas de comportamento e
desempenho acadêmico, antes e depois da intervenção, com os instrumentos Sistema de Avaliação de
Habilidades Sociais, Child Interpersonal Problem Solving Test e Teste de Desempenho Escolar. Apenas o
grupo de intervenção apresentou melhoras significativas em todas as variáveis investigadas. Destaca-se a
importância de programas preventivos na escola.
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