Promovendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças

Autores/as

  • Luciana Carla dos Santos Elias Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP
  • Edna Maria Marturano Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.35544

Palabras clave:

Habilidades de solução de problemas interpessoais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico

Resumen

Habilidades de solução de problemas interpessoais - HSPI são importantes para a adaptação psicossocial
dos indivíduos. Este trabalho objetivou avaliar a efetividade de um programa para desenvolvimento de
HSPI, aplicado por professoras. Participaram 203 alunos do ensino fundamental, com idade entre seis e
dez anos, e suas professoras. As crianças foram alocadas em dois grupos: intervenção e comparação. Os
grupos foram comparados quanto às habilidades sociais, HSPI, problemas de comportamento e
desempenho acadêmico, antes e depois da intervenção, com os instrumentos Sistema de Avaliação de
Habilidades Sociais, Child Interpersonal Problem Solving Test e Teste de Desempenho Escolar. Apenas o
grupo de intervenção apresentou melhoras significativas em todas as variáveis investigadas. Destaca-se a
importância de programas preventivos na escola.

 

Biografía del autor/a

Luciana Carla dos Santos Elias, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP

Professora da área de Psicologia Escolar/Educação do Departamento de Psicologia da FFCLRP- USP.

Edna Maria Marturano, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP

Professora da àrea de Saúde Mental do Departamento de Neurociências do Comportamento - FMRP-USP.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

dos Santos Elias, L. C., & Marturano, E. M. (2016). Promovendo Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.35544

Número

Sección

Relatos de Pesquisa