Interações entre díades mãe-criança que apresentam a linguagem expressiva típica e díades mãe-criança que apresentam a linguagem expressiva atrasada
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3296Palabras clave:
iinteração mãe-criança, desenvolvimento típico da linguagem expressiva e desenvolvimento da linguagem expressiva atrasadaResumen
O objetivo geral deste estudo foi o de investigar os aspectos interacionais de díades mães-crianças com atraso na linguagem expressiva e de mães-crianças com desenvolvimento típico da linguagem, sob a Perspectiva da Interação Social dos Estudiosos da Linguagem. Participaram deste estudo 12 díades mãe-criança, com idades das crianças de 24-36 meses, distribuídas igualmente nos dois grupos de crianças. As díades foram filmadas em situação de brinquedo livre e o registro e a análise dos dados foram realizados com o auxílio do sistema computacional CHILDES (Child Language Data Exchange System). Através do teste de comparação de duas proporções, verificou-se que existem variações na fala materna dirigida a estes dois grupos de crianças. A análise das categorias de contingência semântica maternas apontou que foram mais utilizados enunciados de continuidade com as crianças típicas. Observou-se que as crianças com desenvolvimento atrasado da linguagem receberam enunciados mais diretivos, e que as mães apresentaram mais requisições às crianças com o desenvolvimento típico da linguagem. Tais dados foram analisados considerando-se que as crianças de desenvolvimento típico da linguagem apresentaram mais fala espontânea e respostas verbais adequadas e que as crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem apresentaram mais respostas não-verbais, repetição espontânea e ausência de respostas. Esses aspectos enfatizam a importância de se considerar tanto a influência do input lingüístico materno como as características da criança.
Palavras-chave: interação mãe-criança; desenvolvimento típico da linguagem expressiva e desenvolvimento da linguagem expressiva atrasada.
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