Normas do Teste de Inteligência Não Verbal R-1 para adultos não alfabetizados

Autores/as

  • Maria Olinda Gottsfritz Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Irai Cristina Boccato Alves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15856

Palabras clave:

Teste R-1, analfabetismo, desenvolvimento intelectual, testes de inteligência

Resumen

O R-1: Teste de Inteligência Não Verbal é um teste de fator g brasileiro, que foi criado para ser utilizado na avaliação de motoristas, candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O manual mais recente deste teste não traz tabelas para uso com analfabetos. O objetivo deste estudo foi estabelecer normas do Teste R-1 para adultos não alfabetizados e apresentar uma análise das frequências de acertos para cada item. A amostra foi composta por 151 adultos de 16 a 77 anos, de ambos os sexos, frequentando cursos de alfabetização na cidade de São Paulo. O Teste R-1 foi aplicado coletivamente sem limite de tempo. Os resultados indicaram que as médias dos adultos analfabetos foram mais baixas do que as das pessoas com maior escolaridade, confirmando que a escolaridade exerce uma influência nas pontuações dos testes de inteligência, conforme é apontado pela literatura. A comparação da porcentagem de acertos de cada item nesta amostra com as de pessoas com maior escolaridade indicou que os itens apresentaram a mesma dificuldade relativa, com porcentagens de acerto mais baixas.

 

Palavras-chave: Teste R-1; analfabetismo; desenvolvimento intelectual; testes de inteligência.

Publicado

2009-10-29

Cómo citar

Gottsfritz, M. O., & Alves, I. C. B. (2009). Normas do Teste de Inteligência Não Verbal R-1 para adultos não alfabetizados. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15856

Número

Sección

Artigos