Normas do Teste de Inteligência Não Verbal R-1 para adultos não alfabetizados
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15856Palabras clave:
Teste R-1, analfabetismo, desenvolvimento intelectual, testes de inteligênciaResumen
O R-1: Teste de Inteligência Não Verbal é um teste de fator g brasileiro, que foi criado para ser utilizado na avaliação de motoristas, candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O manual mais recente deste teste não traz tabelas para uso com analfabetos. O objetivo deste estudo foi estabelecer normas do Teste R-1 para adultos não alfabetizados e apresentar uma análise das frequências de acertos para cada item. A amostra foi composta por 151 adultos de 16 a 77 anos, de ambos os sexos, frequentando cursos de alfabetização na cidade de São Paulo. O Teste R-1 foi aplicado coletivamente sem limite de tempo. Os resultados indicaram que as médias dos adultos analfabetos foram mais baixas do que as das pessoas com maior escolaridade, confirmando que a escolaridade exerce uma influência nas pontuações dos testes de inteligência, conforme é apontado pela literatura. A comparação da porcentagem de acertos de cada item nesta amostra com as de pessoas com maior escolaridade indicou que os itens apresentaram a mesma dificuldade relativa, com porcentagens de acerto mais baixas.
Palavras-chave: Teste R-1; analfabetismo; desenvolvimento intelectual; testes de inteligência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.