Estabilidade e mudanças nas práticas educativas de mães e pais dos 18 para os 24 meses de vida da criança

Autores

  • Patrícia Alvarenga UFBA
  • Cesar Augusto Piccinini UFRGS
  • Giana Bitencourt Frizzo UFRGS
  • Rita Sobreira Lopes UFRGS
  • Jonathan Tudge University of North Carolina at Greensboro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.12719

Palavras-chave:

práticas educativas parentais, parentalidade, família, desenvolvimento social

Resumo

O presente estudo investigou a estabilidade e as mudanças nas práticas educativas de mães e pais entre os 18 e os 24 meses de seus filhos. Além disso, foram comparadas as práticas educativas maternas e paternas aos 24 meses. Participaram do estudo 18 famílias. As mães e os pais responderam separadamente uma entrevista estruturada sobre práticas educativas parentais envolvendo seis situações de conflito do dia a dia da criança. Os resultados indicaram um aumento significativo no relato de práticas indutivas maternas dos 18 para os 24 meses. Aos 24 meses, diferenças significativas entre mães e pais foram encontradas em algumas das práticas indutivas (“explica” e “organiza ambiente”) e no total de práticas coercitivas, com maior frequência de relatos maternos do que paternos. Discute-se o maior envolvimento das mães nos cuidados com as crianças e o impacto das mudanças no comportamento infantil características deste período do desenvolvimento sobre as práticas educativas maternas.

 

Palavras-chave: práticas educativas parentais; parentalidade; família; desenvolvimento social.


Biografia do Autor

Patrícia Alvarenga, UFBA

Patrícia Alvarenga é Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS) e é professora do Programa de Pós-Gaduação de Psicologia da UFBA.

Cesar Augusto Piccinini, UFRGS

Cesar Augusto Piccinini é Doutor pela University College London (Inglaterra), Pesquisador do CNPq e Professor do Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Giana Bitencourt Frizzo, UFRGS

Giana Bitencourt Frizzo é Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS)

Rita Sobreira Lopes, UFRGS

Rita Sobreira Lopes é Doutora pela University College London (Inglaterra) e Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jonathan Tudge, University of North Carolina at Greensboro

Jonathan Tudge é Doutor pela Cornell University (Estados Unidos de América) e Professor-Titular em Desenvolvimento Humano e o Estudo da Família da University of North Carolina at Greensboro (EUA).

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Como Citar

Alvarenga, P., Piccinini, C. A., Frizzo, G. B., Lopes, R. S., & Tudge, J. (2009). Estabilidade e mudanças nas práticas educativas de mães e pais dos 18 para os 24 meses de vida da criança. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.12719

Edição

Seção

Artigos