O papel da família e da escola na intervenção comportamental aplicada no contexto da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.89310Keywords:
Relações de metacontigência, Interdisciplinar, Inclusão, Intervenção comportamental, Ambiente escolar.Abstract
Essa pesquisa de revisão de literatura questionou sobre o papel da família, da escola e da equipe multiprofissional em intervenções com crianças e jovens com autismo e/ou deficiência intelectual (DI), à luz do conceito de metacontingência. Mais especificamente, o objetivo identificar as condições de envolvimento e impacto na aprendizagem da criança com autismo e/ou deficiência intelectual em seu processo escolar inclusivo. A revisão foi realizada em cinco bancos de dados, por palavras-chave: autismo e intervenção comportamental, autismo e Análise Aplicada do Comportamento (ABA), deficiência intelectual e ABA, deficiência intelectual e intervenção comportamental. A busca recuperou 54 estudos, das quais 26 foram selecionados. A análise dos resultados descreveu os objetivos de ensino e das relações estabelecidas entre instituição escolar e família, em díades (intervenção-família e intervenção-escola) e tríade (intervenção-família-escola). Os estudos mostraram maior ênfase na avaliação de desenvolvimento de crianças com autismo em relação à família ou às demandas oriundas do ambiente escolar. Recomenda-se avaliar a viabilidade de uso de instrumentos que entrelacem os três contextos (escola na classe comum, intervenção em contraturno e família), para estabelecer planejamentos de ensino mais colaborativos, favorecer a aprendizagem da criança e qualidade de vida da família e das professoras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Nivea Regina Marsura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
