Grupo como espaço de partilha de recursos para pais cuidadores de filhas com diagnóstico de anorexia e bulimia: Um estudo qualitativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87253

Keywords:

distúrbios do ato de comer, grupos de apoio, família, cuidadores, papel dos pais

Abstract

Este estudo objetivou investigar como mães e pais de filhas com diagnóstico de anorexia e bulimia significam o trabalho grupal em um grupo semanal de apoio psicológico de um serviço ambulatorial. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa e fundamentado na teoria do Grupo Operativo de Aprendizagem de Pichon-Rivière. Foram realizadas 26 entrevistas individuais com cinco mães e três pais, imediatamente após 13 encontros semanais consecutivos, utilizando a Técnica do Incidente Crítico. Os dados foram organizados de acordo com a análise temática reflexiva. A participação na intervenção grupal foi significada como espaço de trocas e potencialização de recursos parentais para enfrentar as repercussões do convívio com as filhas e o sofrimento gerado pelos sintomas nas relações familiares. Os resultados apontam que houve, inicialmente, uma percepção difusa do próprio papel, assim como dos outros membros do grupo, e uma evolução progressiva no processo de apropriação compartilhada do espaço grupal como recurso para o cuidado de si.

Author Biographies

Mariana Gil, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, desenvolvendo projeto que investiga o impacto familiar da anorexia e bulimia nervosas. Membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS – FFCLRP-USP-CNPq).

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, Psicologia da Morte, Psico-Oncologia, Diversidade Sexual e de Gênero.

Published

2024-09-02

How to Cite

Gil, M., & Santos, M. A. dos. (2024). Grupo como espaço de partilha de recursos para pais cuidadores de filhas com diagnóstico de anorexia e bulimia: Um estudo qualitativo. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87253

Issue

Section

Research Reports