Uso do Método Delphi para validação de conteúdo e confiabilidade de uma escala sobre bullying e desengajamento moral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.72091

Keywords:

adaptação, violência escolar, bullying, desenvolvimento moral, Teoria Social Cognitiva

Abstract

Embora a associação entre as variáveis bullying escolar e desengajamento moral sejam amplamente exploradas, ainda não existem instrumentos de pesquisa validados para uso no contexto brasileiro nessa direção. Assim, esse estudo objetivou apresentar o Método Delphi e uma situação de sua aplicação no processo de adaptação e validação de uma escala sobre bullying e desengajamento moral. O painel de especialistas incluiu três enfermeiras, um psicólogo, uma médica, uma professora de biologia e uma professora de educação física. Todos os participantes eram Ph.D e investigavam questões relacionadas ao bullying a mais de 5 anos. A escala foi avaliada em quatro dimensões: objetividade, simplicidade, clareza e credibilidade. Os dados foram tabulados utilizando-se o programa Microsoft Excel e a estatística descritiva permitiu definir os índices de validade de conteúdo e fidedignidade. O índice de validade de conteúdo atingiu a pontuação máxima (100.0%) nas quatro dimensões avaliadas. A verificação de fidedignidade demonstrou desempenho médio de 94.0%. Após o uso do Método Delphi foi proposta uma versão final, em português, da escala sobre bullying e desengajamento moral. O ponto forte do estudo reside na apresentação e aplicação rigorosa do Método Delphi.

Author Biography

Wanderlei Abadio de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, PUC-Campinas

Published

2021-12-23

How to Cite

Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Risk, E. N., Silva, M. A. I., & Santos, M. A. dos. (2021). Uso do Método Delphi para validação de conteúdo e confiabilidade de uma escala sobre bullying e desengajamento moral. Interação Em Psicologia, 25(3). https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.72091