Urgências e Emergências no cuidado: narrativas de médicos residentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.71235Keywords:
residência médica, urgência, emergência, contexto hospitalar, formação médica.Abstract
O artigo retrata uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de narrativas de médicos residentes cujas práticas profissionais ocorrem em contextos de urgência e emergência hospitalar. Tendo em vista as demandas e as exigências que constituem o processo formativo de um médico residente, bem como as especificidades inerentes ao exercício laboral nesse contexto, buscou-se identificar, compreender e problematizar os elementos presentes nessa singular experiência laboral. Participaram do estudo oito médicos residentes de diferentes instituições hospitalares do Sul do Brasil. Os achados do estudo foram trabalhados com o método de Análise Interpretativa proposto por Frederic Erickson e promoveram a formulação de três Asserções: Residência Médica: singulares trajetórias na busca pela excelência na formação; Exigências vs ‘Sobrecarga’: reflexões sobre os impasses da Residência Médica; e Desafios na construção da identidade médica: entre a necessária afetação e o risco da indiferença. Constatou-se que a busca pela residência médica orienta-se pela meta de alcançar a excelência do desempenho profissional, mas também contempla singulares demandas e exigências que podem tomar contornos de excesso provocando inegáveis e danosos efeitos à subjetividade do profissional médico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
