Avaliação das crenças de autoeficácia docente: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.68816Keywords:
autoeficácia, escala, professores.Abstract
As crenças de autoeficácia docente possuem expressiva importância no contexto educacional, pois influenciam tanto nos aspectos ocupacionais do profissional, quanto na qualidade do ensino ofertado. Objetivou- realizar uma revisão da literatura acerca dos instrumentos utilizados para mensuração das crenças de autoeficácia docente e identificar os construtos relacionados ao estudo desta temática. Das 111 pesquisas recuperadas nas bases PePSIC, SciELO e ERIC foram incluídas na revisão as 20 que se aplicavam aos critérios de elegibilidade. Os resultados evidenciaram uma diversidade de instrumentos tanto nacionais, quanto estrangeiros. A análise indicou um aumento nas pesquisas entre 2009 e 2018, bem como uma preponderância em periódicos voltados para a educação. Houve predomínio de estudos relacionados às crenças de autoeficácia e o uso de tecnologias em sala de aula, educação inclusiva e de saúde do profissional de docência. As implicações dos achados são discutidas, considerando a relevância dos instrumentos psicológicos para avaliação das crenças de autoeficácia docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
