O que (não) dizem as entrelinhas: Análise dos casos de abandono de uma clínica-escola em psicologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.68058

Keywords:

psicoterapia, clínicas-escola, desistência do tratamento.

Abstract

Estudos sobre clínicas-escola de psicologia constatam elevados índices de desistência/abandono nos atendimentos individuais. Diante dessa informação, este artigo trata da análise dos encaminhamentos feitos da atenção básica da saúde a uma clínica-escola de psicologia de uma instituição de ensino superior. Nosso objetivo é aprofundar o entendimento, nesse contexto específico, das causas que levam ao abandono e também explorar a diferença existente entre conveniência e resistência ao tratamento. Foi realizada uma pesquisa mista, de caráter quanti-qualitativo e documental. O corpus foi composto por 133 prontuários, do período de 2014 a 2016, de usuários que interromperam o tratamento. Os dados foram analisados à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC) através das categorias analíticas interdiscursividade e intertextualidade. Os resultados mostraram que variáveis relacionadas a problemáticas sociais tem um peso tão significativo quanto o desejo dos pacientes de permanecerem em atendimento. O estudo também revelou que os motivos que levam ao abandono são diversos e singulares. A expectativa dos pacientes de um tratamento que esteja em conformidade com o modelo biomédico e farmacológico, por exemplo, foi um fator de abandono. A pesquisa concluiu que as clínicas-escola são espaços que sobrevivem e resistem no trabalho de acolhida dos sujeitos em sofrimento.

Author Biographies

Isabela Cedro Farias, Centro Universitário Inta- UNINTA

Graduada em Psicologia, Mestra em Saúde da Família. Docente de ensino superior. Estuda pesquisa em psicologia, saúde coletiva, mídia e consumo.

Samara Vasconcelos Alves, Universidade Federal do Ceará- UFC

Graduada em Psicologia, Especialista em Saúde da Família (UVA) e em Educação Permanente (UFRGS)Mestranda em Saúde da Família (UFC). Docente do Ensino Superior. 

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará- UFC

Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Docente da Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas públicas, UFC Sobral. Docente do curso de Psicologia da UFC de Sobral. Doutora em Saúde Coeltiva pela UFC/UECE/UNIFOR e Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ.

Published

2020-12-23

How to Cite

Farias, I. C., Alves, S. V., & Vieira, C. A. L. (2020). O que (não) dizem as entrelinhas: Análise dos casos de abandono de uma clínica-escola em psicologia. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.68058

Issue

Section

Research Reports