Efeitos do Estresse Crônico Moderado sobre o Desempenho de Ratos Wistar em Tarefas de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58030Keywords:
estresse crônico moderado, discriminação visual, labirinto aquático, ratos, aprendizagemAbstract
As pesquisas sobre o efeito do estresse sobre a aprendizagem de não humanos apresentam resultados contraditórios. Este estudo investigou os efeitos de um modelo de estresse crônico moderado (CMS) sobre o desempenho de ratos em duas tarefas de aprendizagem: uma discriminação visual simultânea e uma aprendizagem espacial em labirinto aquático. Dez ratos Wistar machos foram divididos em grupo experimental (GE, exposto ao CMS) e grupo controle (GC). Após exposição do GE ao CMS (três semanas), ambos os grupos passaram por uma tarefa de discriminação visual e pela tarefa de aprendizagem espacial no labirinto aquático de Morris (MWM), além de testes de preferência por solução de sacarose. O CMS pode ter reduzido o ganho de peso e dificultado a aprendizagem de discriminação visual do GE, sem alterações na preferência por sacarose e no MWM. De acordo com os resultados do presente estudo e da literatura em geral, os efeitos do CMS sobre a aprendizagem podem depender de sua duração e da complexidade da tarefa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
