Avaliação do plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56248

Keywords:

plantão psicológico, clínicas-escola, saúde mental, follow-up

Abstract

O Plantão Psicológico é um serviço de caráter emergencial que objetiva acolher a experiência da pessoa em urgência psicológica, por meio de um encontro único. Este é um estudo qualitativo de follow up delineado para avaliar o plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia. Foram feitas seis entrevistas semiestruturadas com uma amostra dos usuários atendidos entre setembro de 2015 a janeiro de 2016. Foram criadas oito categorias de análise: a) o caráter emergencial e a necessidade da fala, b) expectativas direcionadas ao serviço psicológico, c) acolhimento, d) efeitos do encontro, e) competências do plantonista, f) vínculo terapêutico na instituição, g) pontos positivos do serviço e h) pontos negativos do serviço. Há uma satisfação dos participantes em relação ao acolhimento por parte do plantonista, rapidez no atendimento e bem-estar proporcionado pela conversa tida no plantão. Sugere-se mais pesquisas de avaliação para que profissionais programem ações na saúde mais específicas para população atendida.

Author Biographies

Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pelo IP-USP, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL

Published

2019-08-11

How to Cite

Mantovanelli Ortolan, M. L., & Bonafé Sei, M. (2019). Avaliação do plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56248

Issue

Section

Research Reports