Análise comportamental de problemas de interação social de indivíduos com psoríase
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10605Palabras clave:
psoríase, interação social, análise do comportamentoResumen
Psoríase é uma doença crônica que acomete a pele de indivíduos de ambos os sexos a partir da segunda década de vida. Além do desconforto físico decorrente de sintomas como descamação e prurido, queixas referentes a dificuldades interpessoais são relatadas com frequência por pacientes que buscam atendimento médico. O indivíduo com psoríase pode apresentar dificuldades de interação social em diversos contextos pela reação negativa dos outros à aparência inestética das lesões. Por esta razão, este indivíduo tenta fugir ou esquivar-se de situações em que exista a possibilidade de exposição física, com o intuito de escapar aos olhares constantes e comentários das outras pessoas em relação à sua aparência. Quando isto não é possível, procura ocultar as lesões por meio do uso de cosméticos (camuflagem) ou de roupas mais fechadas, mesmo em dias de clima quente. Neste artigo, os autores avaliam como a análise do comportamento entende comportamento social e discutem, segundo esse enfoque psicológico, como possíveis variáveis ambientais podem controlá-lo, alterando a probabilidade de sua ocorrência em diferentes contextos sociais.
Palavras-chave: psoríase; interação social; análise do comportamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.