Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.9575Palavras-chave:
leitura, compreensão de textos, universitáriosResumo
A compreensão em leitura tem sido vista como uma habilidade essencial no mundo contemporâneo. No entanto, muitos estudantes universitários não apresentam o nível desejável de compreensão, considerando as demandas de leitura que existem nesse contexto. Algumas IES oferecem a disciplina Leitura e Produção de Textos (LPT), oferecendo ao universitário uma oportunidade de aprimoramento especialmente da habilidade de leitura, permitindo melhor compreensão dos textos ao longo do curso. Assim, explorar o resultado de técnicas utilizadas em estudantes que freqüentaram essa disciplina foi o objetivo deste estudo. Participaram 35 universitários de um curso de administração de empresas, de uma universidade privada do estado de São Paulo, que efetivamente participaram das aulas da referida disciplina. Para mensurar a compreensão em leitura foi empregado um texto elaborado em Cloze. Durante as aulas de LPT foram adotados materiais didáticos que abordavam os conceitos de gêneros textuais, fichamento, resumo e resenha, condições de produção, recursos expressivos e análise e interpretação de textos. Os dados evidenciaram melhora significativa da compreensão textual dos estudantes participantes, do pré para o pós-teste, aplicados respectivamente antes e depois do oferecimento da disciplina.
Palavras-chave: leitura; compreensão de textos; universitários.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
