What explains the current and future choice of modes of transport by first-year undergraduate students?
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.95337Palavras-chave:
transportation choice, sustainability, young people.Resumo
This study aims to understand how first-year undergraduate students choose their means of transport for traveling to university in Brazil and to analyze their intended choice for the future. A questionnaire based on the Protection Motivation Theory was administered to 372 students (M = 19.43 years; SD = 1.87). Financial cost was the main reason for choosing modes. Bus was the most used means of transport in the present (64.5%), but most students did not intend to continue using it in 10 years’ time for traveling to work, as 91.1% of them intended to use the car. Self-efficacy impacted the choice of car and bus. Although they understood that motorized traffic impacts the environment, ecological behavior wasn’t expressively linked to the choice of more sustainable modes. The results are discussed in terms of the need for 1) universities to address transport and the environment; 2) government action to improve the quality of public transport.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduarda Lehmann Bannach, Patricia Delhomme, Samira Bourgeois-Bougrine, Alessandra Bianchi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
