Vivências e práticas de psicólogos hospitalares durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86079

Palavras-chave:

psicologia hospitalar, pandemia, vivências, práticas

Resumo

O(a) psicólogo(a) hospitalar é o profissional responsável por ofertar cuidados em saúde mental a pacientes, familiares e equipes de saúde. No ano de 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde foram expostos a um cenário desafiador. Tendo em vista os possíveis impactos da pandemia na prática desses profissionais, esta pesquisa objetivou compreender como psicólogos(as) hospitalares vivenciaram, sentiram e estruturaram suas práticas durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, em que participaram 9 psicólogas hospitalares, pertencentes ao quadro de pessoal de um Hospital geral universitário. Utilizou-se como instrumento um roteiro semiestruturado e imagens de Frida Kahlo, analisadas ancoradas no construcionismo social e na arts-based research como aporte metodológico. Os resultados apontam que as participantes vivenciaram sentimentos como incerteza, medo e sensação de não pertencimento à instituição. Além disso, práticas de cuidado como a busca ativa de pacientes e o acompanhamento de visitas precisaram ser readaptadas.

Biografia do Autor

Bárbara Aline Bezerra de Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro na linha de pesquisa em Psicologia e Saúde.

Cintia Bragheto Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Bezerra de Miranda, B. A., & Ferreira, C. B. (2024). Vivências e práticas de psicólogos hospitalares durante a pandemia de Covid-19. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86079

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa