Vivências e práticas de psicólogos hospitalares durante a pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86079

Palabras clave:

psicologia hospitalar, pandemia, vivências, práticas

Resumen

O(a) psicólogo(a) hospitalar é o profissional responsável por ofertar cuidados em saúde mental a pacientes, familiares e equipes de saúde. No ano de 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde foram expostos a um cenário desafiador. Tendo em vista os possíveis impactos da pandemia na prática desses profissionais, esta pesquisa objetivou compreender como psicólogos(as) hospitalares vivenciaram, sentiram e estruturaram suas práticas durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, em que participaram 9 psicólogas hospitalares, pertencentes ao quadro de pessoal de um Hospital geral universitário. Utilizou-se como instrumento um roteiro semiestruturado e imagens de Frida Kahlo, analisadas ancoradas no construcionismo social e na arts-based research como aporte metodológico. Os resultados apontam que as participantes vivenciaram sentimentos como incerteza, medo e sensação de não pertencimento à instituição. Além disso, práticas de cuidado como a busca ativa de pacientes e o acompanhamento de visitas precisaram ser readaptadas.

Biografía del autor/a

Bárbara Aline Bezerra de Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro na linha de pesquisa em Psicologia e Saúde.

Cintia Bragheto Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Bezerra de Miranda, B. A., & Ferreira, C. B. (2024). Vivências e práticas de psicólogos hospitalares durante a pandemia de Covid-19. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86079

Número

Sección

Relatos de Pesquisa