Generosidade para com Amigo, Desconhecido e Inimigo: Juízos Morais de Crianças e Adolescentes

Autores

  • Liana Gama do Vale Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.8238

Palavras-chave:

juízo moral, generosidade, amizade, inimizade, vínculos

Resumo

Neste estudo, investigamos, em um contexto psicogenético, se crianças e adolescentes, ao julgarem se uma pessoa deve ou não ser generosa para com outra, são influenciados pelo tipo de vínculo (amizade ou inimizade) existente entre essas duas pessoas ou pela ausência de vínculo (desconhecido). Entrevistamos individualmente 30 alunos de uma escola pública de Vitória-ES, nas faixas etárias de 7, 10 e 13 anos. Utilizamos como instrumento uma história-dilema que trazia uma situação escolar cotidiana em que a generosidade poderia ser manifestada para com um personagem que, inicialmente, foi apresentado como amigo, depois, como desconhecido e, por último, como inimigo. Verificamos que a maioria dos participantes decide pela generosidade nas situações de amizade e ausência de vínculo. Os entrevistados de 7 e 10 anos, contudo, sugerem que a ação generosa para com um amigo deve ser mais intensa do que para com um desconhecido. Na situação de inimizade, a maioria dos participantes das três idades decide pela ausência de generosidade. Diante dos resultados encontrados, podemos afirmar, portanto, que a ausência de vínculo influencia os juízos da maioria dos participantes das duas primeiras faixas etárias. A inimizade, por sua vez, influencia os juízos da maior parte dos entrevistados das três idades pesquisadas.

 

Palavras-chave: juízo moral; generosidade; amizade; inimizade; vínculos.

Biografia do Autor

Liana Gama do Vale, Universidade Federal do Espírito Santo

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Heloisa Moulin de Alencar possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento afetivo e cognitivo, psicogênese e moralidade.

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Como Citar

do Vale, L. G., & de Alencar, H. M. (2009). Generosidade para com Amigo, Desconhecido e Inimigo: Juízos Morais de Crianças e Adolescentes. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.8238

Edição

Seção

Artigos