Autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico na puberdade: inter-relações e diferenças entre sexos

Camila de Sousa Pereira, Fabiana Cia, Elizabeth Joan Barham

Resumo


Este estudo teve como objetivos: (a) comparar o autoconceito, as habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico, entre alunos do sexo masculino e feminino, na fase da puberdade; (b) avaliar as relações entre esses fatores. Participaram 68 alunos da 5ª série (todos com 11 anos), frequentadores de uma escola pública, de cinco turmas diferentes, e seus cinco professores representantes. Para avaliar o autoconceito, os alunos preencheram o Questionário de Avaliação do Autoconceito (Self-Description Questionnaire I) para avaliar o repertório de habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico dos alunos, seus professores preencheram o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, que aborda esses três fatores. Respondeu-se ao primeiro objetivo usando o Teste-t para comparar os meninos e as meninas nos diferentes fatores; os resultados para o segundo objetivo foram obtidos utilizando a análise de correlação de Pearson. Os achados mostraram diferenças ligadas ao sexo, além de revelar algumas correlações entre as variáveis.

 

Palavras-chave: autoconceito; habilidades sociais; problemas de comportamento; desempenho acadêmico; puberdade.


Palavras-chave


autoconceito; habilidades sociais; problemas de comportamento; desempenho acadêmico; puberdade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v12i2.7870

Direitos autorais